
O papa Francisco visitou, na tarde deste sábado (12/4), a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e “se deteve em oração” diante da imagem da Virgem Maria Protetora do Povo Romano — Salus Populi Romani —, de acordo com nota divulgada pelo Vaticano. A aparição se deu na véspera do Domingo de Ramos (13/4), celebração que inicia a Semana Santa, um dos principais períodos do calendário católico.
“No início da tarde, o Papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior e, na véspera do Domingo de Ramos e da Semana Santa, se deteve em oração diante do ícone da Virgem, Salus Populi Romani”, informou a Santa Sé.
Veja vídeo:
Segundo o Vatican News, o vínculo entre o pontífice e este título específico de Nossa Senhora “sempre foi filial”. O líder religioso presta homenagens constantes ao ícone da Virgem Maria Protetora do Povo Romano desde o dia seguinte à eleição dele, 14 de março de 2013. Também é costume passar por ele antes e depois de viagens apostólicas.
Depois que recebeu alta no último 23 de março, após 38 dias internado, Francisco parou — antes de retornar para a Casa Santa Marta, onde mora — na praça em frente à basílica romana para entregar flores para a imagem. Segundo o portal do Vaticano, “foi como marcar o fim de uma viagem ao hospital e o início de uma nova jornada com a convalescença”.
Antes de março, a última visita do papa à Basílica de Santa Marta Maior havia sido em dezembro de 2024, antes de uma viagem apostólica a uma ilha no mar Mediterrâneo. A visita deste sábado marca, antes da Semana Santa, a recuperação e a retomada das atividades públicas do líder da Igreja Católica.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais