VATICANO

Após dois meses como papa, Leão XIV tirará 15 de férias em julho

Durante as férias, pontífice ficará hospedado Castel Gandolfo, retomando com uma tradição abandonada por seu antecessor, papa Francisco

Agenda pontifícia para os meses de julho e agosto foi  divulgada, nesta terça-feira (17/5), pela Prefeitura da Casa Pontifícia -  (crédito:  AFP)
Agenda pontifícia para os meses de julho e agosto foi divulgada, nesta terça-feira (17/5), pela Prefeitura da Casa Pontifícia - (crédito: AFP)

O papa Leão XIV, eleito em 8 de maio pelo Colégio Cardinalício, estará de férias no periódo entre 6 a 20 de julho, conforme prevê a agenda pontifícia para os meses de julho e agosto, divulgada nesta terça-feira (17/5) pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Neste período, o pontífice ficará hospedado Castel Gandolfo,  situado a 25 quilômetros de Roma.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Durante a estadia, segundo o comunicado do Vaticano, o líder da Igreja Católica presidirá a missa nos dias 13 e 20 de julho e conduzirá a oração dominical do Angelus. A nota também informa que "durante todo o mês de julho, todas as audiências privadas e as audiências gerais das quartas-feiras estão suspensas. As audiências gerais serão retomadas na quarta-feira, 30 de julho".

Leão XIV também retornará a Castel Gandolfo em agosto para duas celebrações. No dia 15, solenidade da Assunção da Virgem Maria, o Papa presidirá missa às 10h na Paróquia Pontifícia e, ao meio-dia, rezará o Angelus na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio Apostólico. No domingo, 17 de agosto, a oração será repetida no mesmo horário e local, e, à tarde, o Pontífice regressará ao Vaticano.

A estadia de Leão XIV em Castel Gandolfo marca o retorno de uma tradição abandonada por seu antecessor, papa Francisco, que, em 2016, transformou a propriedade pontifícia em um museu aberto ao público. Com vista privilegiada para o Lago Albano, o complexo inclui os Jardins Barberini e uma fazenda-modelo de aproximadamente 30 hectares, criada durante o pontificado de Pio XII (1939–1958).

*Com informações da AFP 

postado em 17/06/2025 12:55
x