CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Irã quer fechar Estreito de Ormuz, passagem de 20% do petróleo mundial

Parlamento do Irã aprovou fechamento do Estreito de Ormuz, estratégico na distribuição de petróleo no mundo. Proposta precisa passar agora pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei

Mapa do estreito de Ormuz -  (crédito: Jean-Michel CORNU, Maria-Cecilia REZENDE, Jonathan WALTER, Sylvie HUSSON / AFP)
Mapa do estreito de Ormuz - (crédito: Jean-Michel CORNU, Maria-Cecilia REZENDE, Jonathan WALTER, Sylvie HUSSON / AFP)

O Parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde é transportado cerca de 20% do petróleo mundial. A medida é em resposta aos ataques dos Estados Unidos Unidos a três instalações nucleares iranianas, no sábado (21/6).

Segundo a mídia local Press TV, para entrar em vigor, a proposta precisa passar pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo aiatolá Khamenei. O fechamento do Estreito de Ormuz pode fazer com que o preço do petróleo dispare.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou, neste domingo (22/6), que os Estados Unidos e Israel "decidiram lançar pelos ares" a diplomacia.

No sábado (21/6), o presidente Donald Trump destacou que "se a paz não chegar logo, os Estados Unidos vão perseguir outros alvos com precisão, velocidade e habilidade". "Haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias", citou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 22/06/2025 11:39 / atualizado em 22/06/2025 12:23
x