O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificou como "resposta fraca" a retaliação do Irã aos recentes ataques norte-americanos contra instalações militares e nucleares iranianas.
Em resposta aos bombardeios dos EUA no último sábado (21/6), o Irã lançou 14 mísseis em direção à base aérea de Al Udeid, no Catar, a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, na tarde desta segunda-feira (23).
Trump utilizou as redes sociais para informar que 13 dos 14 mísseis iranianos foram interceptados, e o último caiu em uma área que não representava risco. "Fico feliz em informar que nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado", publicou na Truth Social.
A imprensa internacional noticiou que o Irã comunicou previamente o ataque às autoridades norte-americanas e do Catar. Trump confirmou a informação e agradeceu a Teerã pelo aviso, ressaltando que a comunicação evitou vítimas.
O ex-presidente expressou otimismo, sugerindo que "talvez o Irã agora possa caminhar rumo à paz e à harmonia na região", e incentivou Israel a seguir o mesmo caminho.
Saiba Mais
-
Mundo Celso Amorim espera 'o pior' com EUA na guerra com Irã e diz que tentar mudar regime vai gerar 'caos pior que no Iraque'
-
Mundo Pai de brasileira não consegue chegar a Indonésia após ataques do Irã ao Catar
-
Mundo Catar diz que ataque do Irã a base americana no país é violação à soberania
-
Mundo Qual é a importância do Estreito de Ormuz e por que os EUA pediram à China que impedisse o Irã de fechá-lo?
-
Mundo Onde estão as bases militares dos EUA no Oriente Médio que o Irã identificou como alvos potenciais?
-
Mundo "Vitória total, nada menos", diz Netanyahu ao visitar base aérea de Israel
