Uma rajada incomum de ar frio vinda da Antártida atingiu o Uruguai, causando a morte de pelo menos sete moradores de rua nesta semana e levando as autoridades a declarar estado de emergência enquanto se mobilizavam para abrir abrigos.
A frente polar despejou pela primeira vez uma massa de clima congelante sobre o Uruguai na segunda-feira, 23, chocando a nação costeira acostumada a invernos amenos no Hemisfério Sul.
- Leia também: Adolescente que matou pais e irmão pesquisou na internet "como receber FGTS de falecido"
A neve leve atingiu partes do país pela primeira vez em quatro anos, com temperaturas chegando a -3ºC e sensação térmica bem abaixo disso. Mas a previsão é de aumento das temperaturas em todo o país nos próximos dias.
Enquanto as autoridades de saúde emitiam vários alertas sobre os perigos do congelamento e da hipotermia, os moradores de rua enfrentavam circunstâncias potencialmente devastadoras.
Trabalhadores comunitários se espalharam pela cidade, tentando convencer as pessoas a ficarem em casa. Os sete moradores de rua que morreram devido à exposição ao frio foram encontrados em várias partes do país
O presidente Yamandú Orsi invocou esta semana uma declaração de emergência que autoriza a polícia e outras autoridades a remover à força pessoas em situação de rua das ruas.
"A possibilidade de evacuação obrigatória foi aplicada pela primeira vez porque a escala do problema realmente exige outras ferramentas", disse Leandro Palomeque, diretor do Sistema Nacional de Emergências do Uruguai.
Saiba Mais
-
Brasil Adolescente que matou pais e irmão pesquisou na internet "como receber FGTS de falecido"
-
Brasil Mega-Sena: veja o resultado desta quinta; prêmio é de R$ 40 milhões
-
Brasil Maior prêmio da história: recompensa da Quina de São João aumenta
-
Brasil Turista caí no mar ao tentar tirar foto na Pedra do Pampo no RJ
-
Brasil Irmã de brasileira morta em vulcão: "Tentei mover uma montanha por você na Indonésia"
-
Brasil Prefeitura de Niterói pagará translado de Juliana Marins, morta na Indonésia
