Anti-imigração

"Faça como E.T.", diz embaixada dos EUA sobre imigrantes ilegais

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, até abril as autoridades americanas haviam deportado mais de 142 mil imigrantes irregulares. Desses, 1.149 são brasileiros

Embaixada dos EUA no Brasil publica nota no X para que residentes ilegais saiam do país -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Embaixada dos EUA no Brasil publica nota no X para que residentes ilegais saiam do país - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou uma mensagem inusitada no X (antigo Twitter) na tarde desta quarta-feira (23/7). "Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem", diz a mensagem, em referência ao clássico do cinema.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A política anti-imigração é uma marca da gestão do presidente norte-americano Donald Trump que, desde o início do segundo mandato de governo, vem colocando em prática a deportação de imigrantes em larga escala. De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, até abril as autoridades americanas haviam deportado mais de 142 mil imigrantes irregulares. Até julho, o Brasil recebeu 1.175 brasileiros repatriados dos Estados Unidos.

Em sua maioria, os afetados são cidadãos de países como México, Honduras, Venezuela, Guatemala, Cuba e Brasil. O post da embaixada faz parte de uma estratégia para incentivar a saída voluntária por meio do CBP Home, um aplicativo da agência de proteção de fronteiras dos EUA.  

  • Google Discover Icon
postado em 23/07/2025 14:47 / atualizado em 23/07/2025 14:53
x