
No outono australiano de 1966 foi registrado um dos maiores avistamentos de Objeto voador não identificado (OVNI), da história. Cerca de 200 pessoas, em maioria professores e alunos da Westall High School, afirmaram terem visto o objeto voando pelo céu, em plena luz do dia.
O episódio ocorreu em Clayton South, região suburbana da cidade de Melbourne, Austrália. O OVNI foi descrito sendo duas vezes do tamanho de um carro, com o formato de um pires com um domo em cima, segundo as testemunhas, o objeto ostentava a cor cinza, quase um prateado com tons de roxo.
O objeto sobrevoou a escola por cerca de 20 minutos, estudantes que estavam presentes no momento contam que, por não saber do que se tratava, o momento foi marcado por cenas de correria e desespero, onde alguns chegaram a pensar até mesmo que era o fim do mundo. Os relatos apontam que, depois do voo, o OVNI foi em direção a uma floresta localizada atrás da escola e desapareceu misteriosamente.
O jornal local The Age relatou o caso como um incidente, onde um balão meteorológico que havia sido lançado a poucos quilômetros dali acabou sendo desviado pelo vento. Já as organizações de ufologia da Austrália Victorian Flying Saucer Research Society (VFSRS), e o Phenomena Research Austrália (PRA) classificaram o episódio como um dos maiores avistamentos de OVNI da história.
O caso chegou a virar pauta de documentário no ano de 2010 Westall '66: a suburban UFO mystery, produzido por Rosie Jones.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
Mundo
Mundo
Mundo