
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (13/10) o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Hamas, em cerimônia realizada durante a cúpula de paz sobre Gaza, no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh. Também assinaram o documento representantes do Egito, do Catar e da Turquia. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, não estava presente no evento.
O documento, de iniciativa americana, estabelece os termos para o fim imediato do conflito na Faixa de Gaza. Segundo o republicano, o acordo define “regras, regulamentos e muitas outras coisas”, destacando repetidamente que “vai perdurar”.
Em discurso direcionado aos líderes internacionais presentes na cúpula, Trump celebrou o feito diplomático. “Juntos, conseguiram o que todos diziam ser impossível. Finalmente temos paz no Oriente Médio”, afirmou.
Trump chegou ao Egito após discursar no Parlamento de Israel, horas depois da libertação dos 20 reféns sobreviventes e de dois mil prisioneiros palestinos.
- Leia também: O que acontece agora no cessar-fogo em Gaza após soltura de reféns e prisioneiros por Hamas e Israel
*Com informações da Agência France-Press
Saiba Mais
Mundo
Mundo
Mundo