O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido com aplausos nesta segunda-feira (13/10) na Knesset, o Parlamento de Israel, após anunciar o fim da guerra na Faixa de Gaza. A declaração foi feita após a entrada em vigor de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, resultado de um plano de 20 pontos mediado pelos EUA.
Leia também: Reféns israelenses começam a ser libertados pelo Hamas após 738 dias
Trump está acompanhado de seu enviado especial Steve Witkoff, de seu genro Jared Kushner e de sua filha Ivanka. O cessar-fogo pôs fim a um conflito iniciado em 7 de outubro de 2023, que deixou um saldo de 67.869 mortos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. O ministério informou que segue recuperando corpos das vítimas após dois anos de combates.
O fim da guerra também marcou a libertação dos últimos 20 reféns israelenses que permaneciam em cativeiro em Gaza. A libertação ocorreu como parte do acordo que prevê troca de prisioneiros. Paralelamente, ônibus deixaram a penitenciária de Ofer, na Cisjordânia ocupada, transportando presos palestinos que serão soltos como parte da mesma negociação.
Leia também: Futuro do acordo de paz em Gaza tem dia decisivo
TEL AVIV
Em Tel Aviv, centenas de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns para celebrar o retorno dos libertados. Com bandeiras de Israel e fotos dos sequestrados, o clima foi de alívio, mas também de luto. “Esperávamos por este momento, mas há tristeza por aqueles que não voltam e pelos quase 2 mil mortos da guerra”, afirmou Ronny Edry, professor e ativista, à imprensa local.
Os nomes dos 20 reféns libertados foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, que celebrou o retorno em mensagem nas redes sociais. Eles foram sequestrados no ataque de 7 de outubro de 2023, e libertados exatamente 738 dias depois. O governo israelense confirmou que todos já se encontram em território nacional e receberam atendimento médico.
*Com informações da AFP
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo Lula encontra com Papa Leão XIV e fala sobre desigualdade e meio ambiente
-
Mundo Nobel de Economia 2025 premia crescimento econômico impulsionado pela inovação
-
Mundo Em meio a soltura de reféns, embate interno entre Hamas e clã palestino deixa ao menos 27 mortos em Gaza
-
Mundo Hamas solta primeiros 7 reféns na 1ª rodada de libertações acordada com Israel
-
Mundo Reféns israelenses começam a ser libertados pelo Hamas após 738 dias
-
Mundo Reféns de Gaza podem ser libertados em breve, diz vice-presidente dos EUA
