
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (9/1) que cancelou uma segunda onda de ataques à Venezuela após a libertação de “um grande número” de presos políticos no país latino-americano.
“A Venezuela está libertando um grande número de presos políticos como sinal de que está ‘buscando a paz’. Este é um gesto muito importante e inteligente. (...) por essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques prevista”, escreveu Trump na plataforma Truth.
O presidente dos EUA também afirmou que grandes petroleiras investirão “pelo menos 100 bilhões de dólares” (538 bilhões de reais) na Venezuela, e que se reunirá com essas empresas nesta sexta na Casa Branca.
"Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma forma muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás", acrescentou.
Os Estados Unidos lançaram um ataque contra a Venezuela em 3 de janeiro para derrubar o presidente Nicolás Maduro, que foi levado para Nova York junto com a esposa, Cilia Flores, sob acusações de tráfico de drogas.
A operação americana, que incluiu comandos terrestres, bombardeios aéreos e uma enorme força naval, deixou 100 mortos e feriu Maduro e a esposa, afirmou o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello
Com informações da AFP*
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Mundo
Mundo
Mundo