O pintor suíço e pioneiro da Pop Art na Europa, Peter Stämpfli, mais conhecido por suas obras com pneus, morreu na sexta-feira (20) aos 88 anos, anunciou em comunicado a Galeria Georges-Philippe & Nathalie Vallois.
Ao anunciar sua morte, o galerista Georges-Philippe Vallois, que representava o pintor, descreveu Stämpfli como "um dos artistas mais singulares da segunda metade do século XX".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Nascido em 1937 em Deisswil, Suíça, e formado pela Escola de Belas Artes de Biel, o pintor começou a expor em diversas galerias na década de 1960.
Ao longo dos anos, suas obras foram incorporadas às coleções de museus como o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York e o Centro Pompidou de Paris.
Leia também: Transformação da casa de Hitler em delegacia gera debate na Áustria
"O que me diferenciava era o desejo de isolar o objeto contra um fundo branco. De remover o objeto de sua história, de seu contexto", explicou Stämpfli à AFP em 2018, durante uma exposição na Galeria Vallois dedicada ao seu trabalho com objetos e gestos do cotidiano.
O pintor suíço, que passou vários períodos em Paris, tornou-se famoso no final da década de 1960 por seus marcantes automóveis e também pelos sulcos dos pneus desses carros, que ele utilizava para criar inúmeros padrões geométricos.
Peter Stämpfli também dirigiu filmes e curtas-metragens e trabalhou como escultor.
Saiba Mais
-
Mundo Ataque armado em parque infantil do México deixa um morto
-
Mundo Zuckerberg lamenta que Instagram tenha demorado a identificar crianças
-
Mundo Congresso peruano elege José María Balcázar como presidente interino
-
Mundo O que Simone Biles disse ao 'Deus dos Quadruplos' da patinação no gelo após frustração de perder o ouro na Olimpíada de Inverno
-
Mundo Conselho da Paz de Trump se reúne pela 1ª vez: quem são os membros e por que grupo é tão polêmico?
-
Mundo Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido
