A histórica ativista italiana Emma Bonino, uma das figuras políticas mais populares e respeitadas do país, morreu aos 78 anos de idade, anunciou seu partido nesta sexta-feira (11).
Veterana das lutas pelo direito ao divórcio e ao aborto, Bonino foi integrante do Partido Radical italiano e recebeu o reconhecimento em todo o espectro político.
"Hoje perdemos não apenas nossa líder, mas também uma das figuras mais lúcidas, corajosas e livres da história política do nosso país", afirmou o pequeno partido Mais Europa, fundado por ela.
Emma Bonino foi comissária europeia e ministra das Relações Exteriores da Itália, mas era conhecida sobretudo por sua militância feminista e por seu compromisso com as causas humanitárias.
A primeira-ministra da Itália, a ultradireitista Giorgia Meloni, prestou homenagem e afirmou que, embora suas "trajetórias e visões fossem diferentes", isso nunca a impediu de reconhecer "sua importância e papel na vida pública da nossa nação".
Saiba Mais
-
Mundo AfD anuncia ações legais contra Merz por 'difamação'
-
Mundo Nova York recorda os atentados de 11 de setembro sem Donald Trump
-
Mundo Flávio é investigado pelo STF no caso 'Dark Horse', mas inquérito está sob sigilo
-
Mundo 'Sobrevivi ao 11 de Setembro porque cheguei mais tarde ao trabalho. Às vezes me sinto culpado'
-
Mundo 'Criei do nada um império da moda que me deixou multimilionária, mas cresceu tanto que abri falência'
-
Mundo Corte dos EUA mantém bloqueio a restrições de Trump ao voto pelo correio
-
Mundo 'Tenho 27 anos e já escrevi meu testamento': por que algumas pessoas decidem fazer o documento ainda na juventude
-
Mundo Tratado pelo fim de testes nucleares: letra morta ou esperança de paz?
-
Mundo A aposta da Apple ao lançar iPhone dobrável
-
Mundo O bebê de 2 anos que fumava 40 cigarros por dia: como está Ardi Rizal hoje
-
Mundo Incêndio em navio de carga na China deixa ao menos 20 mortos
-
Mundo 4 pontos da fala de Trump em evento eleitoral: 'US$ 5 mil para cada americano' e guerra do Irã vai acabar 'após eleição'
