BRIGA ENTRE PODERES

Maia diz que Bolsonaro é "covarde" e tem culpa em mortes por covid-19

Presidente da Câmara atacou o chefe do Executivo e atribuiu a Bolsonaro responsabilidade pelas mais de 200 mil mortes registradas no país

Correio Braziliense
postado em 09/01/2021 15:10 / atualizado em 09/01/2021 17:44
 (crédito: Sérgio Lima/AFP)
(crédito: Sérgio Lima/AFP)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de ser "covarde". Em publicação feita neste sábado (9/1) nas redes sociais, o congressista menciona reportagem da revista Veja que afirma que o presidente culpa o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela perda de popularidade e pelo atraso no início da vacinação contra a covid-19 no Brasil.

Horas depois, Maia fez uma outra postagem, dizendo que Bolsonaro tinha culpa nas mais de 200 mil mortes em decorrência da covid-19 registradas no país.

Nos comentários da publicações, vários internautas cobraram que Maia acatasse algum dos pedidos de impeachment de Bolsonaro apresentados à Câmara. Na sexta-feira (8/1), manifestantes se reuniram na Praça dos Três Poderes para pedir o afastamento do presidente e "vacina já".

Também na sexta-feira, Maia e Bolsonaro protagonizaram um embate em torno da disputa pela Presidência da Câmara. O atual presidente da Casa quer emplacar Baleia Rossi (MDB-SP) como seu sucessor, enquanto o Planalto apoia Arthur Lira (Progressistas-AL).

Bolsonaro atacou Maia pela aliança feita com o PT em prol da candidatura de Baleia Rossi — ao todo, 11 partidos integram o bloco de apoio ao emedebista. Em resposta, o presidente da Câmara disse "não se surpreender" com as críticas do chefe do Executivo. "Só compreendem o nosso gesto aqueles que defendem a democracia antes de tudo", disse.

Já neste sábado, Maia dirigiu-se a Lira, afirmando que o colega de parlamento usa as mesmas práticas do "chefe" para proferir ataques contra adversários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação