CPI DA COVID

"Será um prazer", diz Luciano Hang sobre convocação para depor na CPI

Depoimento do empresário bolsonarista foi solicitado pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, após averiguar possível relação com a Prevent Senior

Talita de Souza
postado em 23/09/2021 18:01
 (crédito: Divulgação/Luciano Hang)
(crédito: Divulgação/Luciano Hang)

O empresário bolsonarista e dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, reagiu com “tranquilidade”, segundo nota divulgada por ele, à nova convocação aprovada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quinta-feira (23/9). Ele será ouvido pelos senadores na próxima quarta-feira (29/9).

“Recebi com tranquilidade a informação. Será um prazer estar presente e falar de todo o trabalho que nós fizemos, visando ajudar no enfrentamento da pandemia, buscando auxiliar na saúde do povo brasileiro e também na economia”, disse, em nota.

A convocação atende ao desejo dos senadores em aprofundar as investigações sobre o envolvimento do empresário em esquemas de disseminação de informações falsas.

Na quarta-feira (22/9), Hang foi citado na CPI pela ligação com a Prevent Senior. O plano de saúde é acusado de tratar pacientes com medicamentos ineficazes para a covid-19, sem autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) nem dos próprios pacientes.

A intenção da Prevent era atestar a eficácia dos remédios. As denúncias dessas e de outras irregularidades foram reunidas por médicos e ex-médicos da empresa e entregues em um dossiê para a CPI da Covid.

Outra acusação é de que a operadora de plano de saúde omitiu mortes por ministração dos medicamentos. É neste caso que Hang se enquadra. A mãe do empresário era uma das clientes do plano e faleceu em fevereiro após complicações da covid-19.

Internada no Hospital Sancta Maggiore, da Rede Prevent Senior, ela foi medicada com o chamado “kit Covid”, formado por medicamentos ineficazes para o tratamento da doença, como ivermectina e cloroquina. No óbito, no entanto, a empresa não informou a causa da morte da mulher.

O relator da CPI Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que ouvir o empresário é importante. “Eu considero que o depoimento é importante. É um empresário importante, membro destacado do gabinete paralelo. Temos conversas dele que são absurdas sob qualquer contexto”, disse Renan.

Além disso, há uma desconfiança de que Hang usou a morte da própria mãe para ofuscar o esquema feito pela Prevent Senior. Isso porque, após a morte dela, em vídeo publicado em rede social, ele diz que a mulher chegou ao hospital assintomática e com 95% dos pulmões comprometidos, e que teria sido salva se tivesse tomado o “kit covid”.

“Um filho que utiliza dessa forma a sua mãe, trata com covid no hospital, com os medicamentos do tratamento precoce. E nós temos comprovação de que ele recomendou a médicos: olha, escondam que a minha mãe foi tratada com cloroquina para não desmerecer a eficácia do plano. Isso é uma coisa macabra, escabrosa, reprovável, repugnante sob qualquer aspecto”, citou Calheiros na quarta (22/9), durante a sessão da CPI.

Leia a nota de Luciano Hang na íntegra:

Recebo com tranquilidade a informação que serei convocado para depoimento, como testemunha, na CPI da Covid-19, na próxima quarta-feira, 29 de setembro de 2021.

Será um prazer estar presente e falar de todo o trabalho que nós fizemos, visando ajudar no enfrentamento da pandemia, buscando auxiliar na saúde do povo brasileiro e também na economia.

Desde o princípio nós falamos que era preciso cuidar da saúde, sem descuidar da economia.

Estou totalmente à disposição para esclarecer qualquer questionamento.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação