COVID-19

Bolsonaro posta vídeo de homem chamando vacina da covid-19 de "porcaria"

"O que a gente quer é liberdade de poder escolher sem ser cerceado do nosso dever, da nossa profissão, direito de trabalhar, de cidadão comum", disse apoiador do presidente. Chefe do Executivo defende liberdade individual de escolha e já disse que não tomará imunizante

Ingrid Soares
postado em 16/12/2021 12:47 / atualizado em 16/12/2021 12:51
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou nesta quinta-feira (16/12) um vídeo em que um homem aparece criticando a vacina contra a covid-19, chamando o imunizante de "porcaria" e colocando em dúvida sua eficácia. O vídeo foi publicado no Twitter pelo chefe do Executivo em resposta a uma postagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que falava sobre o marco legal das ferrovias.

"Poliomielite, sarampo, rubéola, o que seja, são vacinas que você tomou e nunca mais teve aquela doença, então você associou ‘estou vacinado, estou imunizado, não vou pegar mais aquela doença’. Com esse psicológico aí, todo mundo foi induzido a tomar essa porcaria porque achou que estaria imune", alega o homem no vídeo.

"Resultado: os que se vacinaram estão passando a doença e não estão imunes. Tem muita gente morrendo, morrendo de outras causas adversas que estão dando nome de variante ômicron e qualquer outra coisa. O que a gente quer é liberdade de poder escolher sem ser cerceado do nosso dever, da nossa profissão, direito de trabalhar, de cidadão comum", completou, com justificativa semelhante aos argumentos repetidamente usados por Bolsonaro, que defende a liberdade individual na escolha de tomar ou não a vacina contra a covid-19.

É importante destacar que a vacina não impede que se contraia o vírus, mas ajuda na prevenção de casos mais graves e internações. Mesmo quem já foi imunizado pode transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, a importância da continuidade do uso de máscaras.

Passaporte da vacina

No último dia 9, o presidente voltou a criticar o chamado passaporte da vacina e reforçou que não tomará o imunizante. "Se eu tomo uma decisão, posso ser contraditado depois, e quem decide, ali na ponta, é o governador e o prefeito. E o STF estava ameaçando, via ministro [Luís Roberto] Barroso, exigindo o passaporte. Colocamos o teste e a quarentena, e acho que satisfez. Da minha parte, eu não tomei vacina e não vou tomar vacina. É direito meu. Até porque os efeitos adversos são enormes. É a liberdade", defendeu.

Na verdade, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, ontem, a favor da exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 para a entrada de viajantes no Brasil.

No dia 7, o presidente repetiu críticas à adoção de um passaporte vacinal no país e comparou a medida a uma "coleira" e disse que "prefere morrer a perder a liberdade". 

No início do mês, no dia 2, ele ressaltou que por parte do governo federal, "ninguém foi obrigado a se vacinar". "Ninguém foi ameaçado de perder direito ou perder o emprego caso não se vacinasse. Vamos respeitar esse direito de cada um de nós porque amanhã pode ter uma coisa que você, hoje, vacinado, não concorde. E você não vai querer que se obrigue a fazer essa coisa no dia de amanhã. Não podemos começar cada vez mais a tolher direitos nossos. A nossa liberdade não tem preço", concluiu na data.

.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação