POLÊMICA

Eduardo Bolsonaro posta vídeo que associa trabalho de mulheres a acidente em obra

Vídeo foi considerado machista e causou polêmica nas redes sociais. Empresa responsável pelo empreendimento se manifestou e disse que estuda medidas judiciais contra o parlamentar

Luana Patriolino
postado em 04/02/2022 23:59 / atualizado em 04/02/2022 23:59
Em nota, a Acciona repudiou as declarações do deputado e classificou o ato como
Em nota, a Acciona repudiou as declarações do deputado e classificou o ato como "desrespeitoso" e "misógino" - (crédito: AFP/Evaristo Sá)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez um post nas redes sociais considerado machista por internautas. Nesta sexta-feira (4/2), o parlamentar publicou um vídeo associando o acidente da obra da Linha 6 do Metrô de São Paulo ao trabalho de funcionárias da empresa responsável pelo empreendimento, a Acciona.

A gravação publicada pelo filho do presidente reúne imagens da cratera que se abriu na Marginal Tietê e entrevistas com mulheres que trabalham na empresa responsável pela obra.

“‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc”, escreveu na internet.

No final do vídeo, ainda foram inseridas imagens do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato à Presidência e alvo de críticas dos bolsonaristas.

Em nota, a Acciona repudiou as declarações do deputado e classificou o ato como “desrespeitoso” e "misógino". A companhia também afirmou que estuda medidas judiciais contra o parlamentar.

"A ACCIONA, como uma empresa que tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua política de ESG, lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais. A empresa considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras", disse a empresa.

"A ACCIONA tem programas especiais de estímulo à contratação de mulheres, inclusive na área de construção, e se orgulha dos seus profissionais. A empresa estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso”, afirmou, por meio de nota.

O Correio tentou contato com o deputado Eduardo Bolsonaro, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação do parlamentar.

Caso Dayane Pimentel

Essa não é a primeira vez que o deputado Eduardo Bolsonaro faz publicações consideradas machistas. Em setembro do ano passado, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA) ingressou com um pedido de representação no Conselho de Ética contra o filho do presidente por conta de uma postagem em que foi chamada de traidora e teve um alvo colocado sobre seu rosto.

Ex-bolsonarista, Pimentel considerou a ação, conforme apontada na peça da representação, "assustadora, temerária e ameaçadora".

À época, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados divulgou uma nota de repúdio à postagem. “Lamentamos a postura recorrente de Eduardo Bolsonaro por meio de atos de violência política de gênero em redes sociais, incompatíveis com o mandato parlamentar e por se constituírem em verdadeiro atentado à Constituição brasileira”, disse.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação