Diplomacia

Em discurso, Bolsonaro diz compartilhar "valores comuns" com Putin e prega paz

Presidente ainda agradeceu líder russo afirmando que, "quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade", "a Rússia sempre esteve ao lado do Brasil em defesa de nossa soberania"

Ingrid Soares
postado em 16/02/2022 12:20 / atualizado em 16/02/2022 12:20
 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

Em discurso na Rússia após reunião com o presidente Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (16/2) que compartilha valores comuns com o líder russo. O chefe do Executivo também agradeceu a mensagem de solidariedade em relação às fortes chuvas que atingiram Petrópolis, no Rio de Janeiro, e deixaram ao menos 38 mortos. Bolsonaro destacou que teve uma conversa de quase duas horas com Putin, caracterizou a agenda como "profícua" e, sem citar a crise militar com a Ucrânia, pregou sobre a paz.

"Conversamos por quase duas horas. Agenda bastante profícua e de amplo interesse dos nossos países. Agradeço seus votos de solidariedade para com a população de Petrópolis, Rio de Janeiro, que foi acometida no dia de ontem por uma catástrofe. Que Deus conforte os seus familiares. Senhor presidente, compartilhamos valores comuns como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz".

Na parte econômica, Bolsonaro reforçou o interesse do Brasil em fertilizantes. "Temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais como o Brics, o G20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e a Carta das Nações Unidas. Constatamos a retomada do comércio bilateral aos níveis anteriores à pandemia. O Brasil é uma potência, em especial, no agronegócio. Existe muito interesse de nossa parte no comércio de fertilizantes pelo que sou grato ao prezado amigo. Notamos o interesse russo em plantas habilitadas brasileiras para a aquisição de produtos de origem animal", completou.

O presidente também ressaltou oportunidades de ampliação de negócios na área de energia. "Reativamos, no ano passado, o Conselho Empresarial Brasil e Rússia, que prossegue em reuniões na tarde de hoje. No campo da energia, existem amplas oportunidades para ampliarmos negócios nas áreas de exploração de gás, petróleo e derivados. Desejamos aprofundar nosso diálogo de alto nível em temas como exploração em águas profundas e hidrogênio. Temos interesse nos pequenos reatores nucleares modulares. Registramos também a primeira edição da reunião de consultas em defesa e relações exteriores entre nossos ministros do Exterior e da Defesa, que se realiza neste momento", seguiu.

O presidente ainda agradeceu a Putin o apoio em relação à Amazônia, afirmando que "a Rússia sempre esteve ao lado do Brasil em defesa de nossa soberania".

"De forma muito especial, quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, eu quero agradecer a sua intervenção, sempre esteve ao nosso lado em defesa de nossa soberania. Muito obrigado".

Bolsonaro ainda sugeriu interesse do país em trabalhar em conjunto com a Rússia em áreas de ponta como nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, tecnologias de informação e comunicações e pesquisas em saúde e oceanos

"O presidente Putin e eu atribuímos elevada prioridade a dinamização da aliança tecnológica entre Brasil e Rússia", revelou. 

Sobre o Meio Ambiente, o líder brasileiro disse ainda que o Brasil e a Rússia "abrigam as duas maiores extensões florestais no mundo. Decidimos estabelecer diálogo sobre biodiversidade e sustentabilidade" e lembrou que a matriz elétrica do Brasil "corresponde a 85% de fonte renovável contra 28% do mundo".

"A paz é o interesse de todos"

Por fim, disse que os dois países continuarão a aprofundar e a expandir a agenda bilateral e concluiu reforçando que "a paz é o interesse de todos".

"Esse nosso encontro de quase duas horas, repito, foi bastante profícuo. É sinal de que duas grandes potências têm muito a avançar, a interagir para benefício dos nossos povos e repito: o mundo é a nossa casa e Deus está acima de todos. Nós pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira. Afinal de contas, esse é o interesse de todos nós: paz para o mundo. Muito obrigada presidente Putin pela acolhida pelos temas tratados conosco e pela confiança deposita em nosso país". Ao final, ambos apertaram as mãos e posaram para uma foto.

Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o presidente da Rússia, no Palácio do Kremlin, sede do governo russo. Sentados em poltronas próximas e em breve discurso de ambos os lados, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que o Brasil "é solidário à Rússia" e enumerou áreas de cooperação econômica com o país.

 Veja abaixo discurso do presidente Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação