ELEIÇÕES

Lula vence em todos os cenários de intenção de voto, Bolsonaro perderia todos, diz BTG/FSB

A terceira via tem caminho difícil devido ao alto recall e receptividade de Lula e Bolsonaro. Apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no petista

Correio Braziliense
postado em 21/03/2022 09:26 / atualizado em 21/03/2022 11:26
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

De acordo com pesquisa de opinião realizada neste mês de março e divulgada nesta segunda-feira (21/3) pela BTG Pactual/FSB, sobre as eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolida o favoritismo do eleitorado brasileiro e lidera a intenção de votos, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na corrida por uma vaga no 2º turno. O petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 29% do chefe do Executivo.

Todos os demais sete nomes da disputa somam, juntos, apenas 24%. A lista é encabeçada por Ciro Gomes (PDT), com 9%; seguido do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%. Somente 5% dos eleitores não escolheram nenhum dos nomes.

A terceira via tem caminho difícil devido ao alto recall e receptividade de Lula e Bolsonaro. Apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no petista.

Segundo Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituti FSB Pesquisa, "com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada terceira via".

Mesmo assim, a pesquisa cogitou cenários secundários em que, por exemplo, Lula disputa o segundo turno com Moro e ganha com 53%, contra 32% do ex-juiz. Lula também bate no governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 54%, contra 22% do governador de São Paulo; assim como Ciro Gomes, que ficaria com 29%, contra 50% do petista.

Já cenários secundários com Bolsonaro, Ciro ganharia o páreo com 52% e o presidente ficaria com 36%; Moro também ganharia com 43%, contra 36% de Bolsonaro; assim como Doria, com 44%, contra 38% do atual presidente. 


Simulação segundo turno eleições 2022, Lula e Bolsonaro
Simulação segundo turno eleições 2022, Lula e Bolsonaro (foto: Reprodução/BTG Pactual/FSB )

 

Avaliação governo Bolsonaro

Hoje, 29% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo/bom, 17% como regular e 53% como ruim/péssimo. Há 61% que desaprovam a forma como o presidente governa, contra 34% que aprovam.

O governo é ainda melhor avaliado entre homens, nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, na renda mais alta e entre os evangélicos.

Candidato mais preparado

Outro ponto avaliado na pesquisa foi saber qual candidato está mais bem preparado para governar o Brasil, em termos de redução da pobreza, manutenção ou ampliação de programas sociais, geração de empregos, controle de preços, redução de impostos, combate à pandemia, promoção do crescimento econômico e combate à corrupção. Lula vence Bolsonaro em todos os cenários. 

O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas das 17h do dia 18 às 15h do dia 20, e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09630/2022. O relatório completo pode ser conferido aqui.

Leia também: 71% dos eleitores têm certeza do voto e não vão mais mudar de candidato, diz BTG/FSB

Maioria culpa governo por alta em preços dos combustíveis, diz BTG/FSB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação