ELEIÇÕES

Datafolha: Lula tem 43% no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro

Ex-presidente segue na liderança das intenções de voto na disputa pelo Planalto, mas chefe do Executivo conseguiu reduzir a distância numérica entre os dois

Ingrid Soares
postado em 24/03/2022 18:13 / atualizado em 24/03/2022 18:13
 (crédito: JULIEN DE ROSA / AFP e EVARISTO SA / AFP)
(crédito: JULIEN DE ROSA / AFP e EVARISTO SA / AFP)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24/3) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de voto na disputa pelo Planalto com 43% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) desponta em segundo lugar com 26%, reduzindo a distância entre os dois.

Também aparecem no levantamento os candidatos Sergio Moro (Podemos), com 8%, e Ciro Gomes (PDT), com 6%. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado André Janones (Avante) estão empatados com 2%. Outros postulantes somam 3%. O levantamento foi feito com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, na terça (22) e na quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022.

Segundo a pesquisa, ainda que o levantamento não seja comparável à pesquisa anterior por conta de nomes que deixaram a disputa, os números mostram que Bolsonaro reduziu a distância em relação ao petista para o segundo turno.

Em dezembro, Lula oscilava de 47% a 48%, e Bolsonaro, de 21% a 22%. A melhora nas pesquisas do presidente se deve a seus recentes pacotes populistas como o Auxílio Brasil. Porém, o presidente enfrenta, ainda, a crise na economia com a alta dos combustíveis e dos alimentos no país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação