CONGRESSO

"Cargos foram dados, sim", diz Bolsonaro sobre arranjo com Centrão

Durante participação em podcast, Bolsonaro disse que a relação com o Centrão é necessária para aprovar projetos, mas que o relacionamento não é mais como no passado

Ingrid Soares
postado em 11/04/2022 18:28 / atualizado em 11/04/2022 18:29
 (crédito: Sergio Lima/AFP )
(crédito: Sergio Lima/AFP )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que ofereceu cargos ao Centrão em troca de uma base política no Congresso. A declaração ocorreu em entrevista ao podcast Irmãos Dias.

"Para aprovar qualquer coisa, em especial uma PEC, passa por eles. Agora, nosso relacionamento não é como no passado. Alguns cargos foram dados para partidos de centro, sim, não vou negar isso aí. Mas temos filtros", alegou.

Em julho do ano passado, Bolsonaro se aproximou ainda mais do Centrão com a indicação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil.

Se na pré-eleição de 2018, o presidente levantou a bandeira do afastamento da velha política e se mostrava crítico ao grupo, ao se ver ameaçado por pedidos de impeachment, queda de popularidade e visando ainda emplacar projetos e aprovações de nomes para o Supremo Tribunal Federal, o chefe do Executivo concedeu lugar de honra em seu governo para o bloco.

Na ocasião, Bolsonaro defendeu que a nomenclatura "Centrão" é um nome pejorativo e disse: "Eu sou do Centrão, nasci lá". Na sexta (8/4), ainda em aceno ao eleitorado, o presidente alegou que a aproximação com o bloco é necessária por conta da "governabilidade".

Ele destacou que é "obrigado" a formar a coalizão e que, "com apenas 150 deputados, não iria a lugar nenhum". Para a população em geral que estranha a aliança, ele justificou que, "se alguém tem alguma bronca contra algum parlamentar, foram vocês que colocaram eles aqui dentro".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação