ELEIÇÕES 2022

YouTube Brasil apaga vídeo de Bolsonaro por fake news sobre eleições

É a primeira vez que a plataforma apaga vídeo do presidente devido a desinformação a respeito das eleições

Correio Braziliense
postado em 14/04/2022 22:12 / atualizado em 14/04/2022 22:17
 (crédito: Youtube reprodução/Bolsonaro )
(crédito: Youtube reprodução/Bolsonaro )

Um vídeo do canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi removido do YouTube na quarta-feira (13/4). O conteúdo havia sido publicado em 12 de agosto do ano anterior e, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan Maringá, o chefe do Executivo contesta a lisura das eleições em 2018 - sem apresentar provas.

É a primeira vez que um vídeo do presidente é derrubado desde que a empresa proibiu informações falsas sobre a última disputa eleitoral. O vídeo ainda está disponível no Facebook.

Nova regra do YouTube

Em março, a plataforma atualizou sua política de uso, afirmando que removeria informações falsas sobre o pleito de 2018. Pela nova regra, serão derrubados vídeos com "informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados".

A medida já havia sido adotada pelo YouTube em âmbito internacional. Nos Estados Unidos, em 2020, e na Alemanha, em 2021. "Agora, ela será aplicada às eleições presidenciais brasileiras de 2018", disse a empresa ao anunciar a mudança.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação