ELEIÇÕES 2022

Lula divulga vídeo culpando Bolsonaro por alta no preço dos alimentos

Material, divulgado por Lula neste sábado (16/4), culpa o governo Bolsonaro pelo fim dos estoques de alimentos feitos pela Companhia Nacional de Alimentos (Conab)

Victor Correia
postado em 16/04/2022 16:19 / atualizado em 16/04/2022 16:20
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O ex-presidente Lula (PT) publicou, neste sábado (16/4), em suas redes sociais, um vídeo culpando o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pela alta inflação, puxada especialmente pelos aumentos dos preços de alimentos básicos.

"Tá caro e a responsabilidade você sabe de quem é!", afirmou Lula em sua conta no Twitter. 

O vídeo publicado pelo ex-presidente defende que, nos governos Dilma e Lula, havia estoque de alimentos pela Companhia Nacional de Alimentos (Conab), já que o governo federal comprava e armazenava a produção excedente das safras. Quando havia falta de algum produto no mercado, ele era reposto para manter os preços estáveis. 

Segundo documento divulgado pela Conab no mês passado, a série história de estoques de alimentos mostra uma diminuição drástica. Em março de 2012, havia 1.717.850 toneladas de arroz armazenadas, contra apenas 1.770 no mesmo mês de 2022. Outros alimentos, como milho, açúcar, café e farinha de mandioca, tiveram quedas expressivas.

"O Conab ajudava a regular os preços dos alimentos, mas o governo acabou com o estoque regulador do órgão", afirmou Lula.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação