Porto Seguro

Bolsonaro diz que indulto é "simbolismo" para "garantia da liberdade"

Presidente Bolsonaro aproveitou para destacar nesta sexta-feira (22/4) que o indulto de perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi uma ação "simbólica" que vai além "da pessoa que estava em jogo"

Ingrid Soares
postado em 22/04/2022 17:12 / atualizado em 22/04/2022 17:13
 (crédito: José Dias/PR)
(crédito: José Dias/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta sexta-feira (22/4), da cerimônia em homenagem aos 522 anos de chegada dos portugueses ao Brasil, ocorrida em Porto Seguro (BA). O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para destacar que o indulto de perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi uma ação "simbólica" que vai além "da pessoa que estava em jogo". Com a voz rouca, Bolsonaro completou que uma das coisas mais importantes que um país tem é a "garantia da liberdade".

"Essa liberdade que você tem que conquistá-la e mantê-la dias após dia. Tem certas coisas que só se dá valor depois que pede. Primeiro, obviamente, é um grande amor, depois, é a liberdade. Ontem foi um dia importante para o nosso país. Não pela pessoa que estava em jogo ou por quem foi protagonista desse episódio, mas do simbolismo de que nós temos mais que o direito, nós temos a garantia da nossa liberdade", apontou, sendo ovacionado com palmas e gritos de "liberdade, liberdade".

"Vocês sabem o que vale para nós, vocês sabem o que está acontecendo no mundo por questões até mesmo externas à nossa vontade, com uma guerra 10 mil km, mas cujas consequências econômicas vêm para a nossa Pátria". Ainda assim, disse o presidente, o Brasil, "na economia, é um dos que melhores se sai levando em conta o mundo todo".

Aos baianos, Bolsonaro disse ser um "um povo que mais merece sonhar com um Brasil bem melhor do que nós temos hoje em dia".

"Mas vocês sabem. O bem maior que nós podemos ter não é material, é espiritual. E vocês bem sabem que algo existe mais importante que nossa própria vida que é a nossa liberdade. Vocês devem saber também como as decisões, muitas vezes, são difíceis, mas eu sei que pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão. Nós não deixaremos de, na hora certa, seja com o sacrifício do que for, tomar a frente e dar um rumo para o nosso Brasil", bradou, sem detalhar sobre o que se referia.

Missão

O chefe do Executivo também pregou sobre união. "Todos nós temos uma missão aqui no Brasil. Não há diferença minha para qualquer um de vocês. Temos o mesmo objetivo, o mesmo sangue, a mesma raça, a mesma nacionalidade. E nós queremos, cada vez mais, unir os nosso povos. Jamais pregaremos a divisão entre nós, entre cor de pele, entre opções, entre regiões ou o que quer que seja. O que faz um povo forte é a sua união."

Por fim, Bolsonaro comentou sobre os 522 anos de descobrimento do Brasil. "Estamos aqui a comemorar mais um aniversário desse jovem Brasil. Apenas 522 anos. Mas é um jovem Brasil muito rico, muito próspero, que vence obstáculos e desafios, em especial, pelo povo valoroso que tem e pela sua fé", concluiu.

Mais cedo, o presidente esteve no Rio de Janeiro, onde participou da cerimônia militar do Dia da Aviação de Caça, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o chefe do Executivo realizou o batismo operacional estourando e derramando uma garrafa de champanhe azul no bico dos aviões, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação