Eleições

Em viagem ao Pará, Bolsonaro faz referência às eleições venezuelanas e a Lula

"Somos escravos das nossas escolhas", afirmou Bolsonaro, durante entrega de títulos de terras em Paragominas. Um dos presentes no evento portava uma bandeira da Venezuela

Deborah Hana Cardoso
postado em 28/04/2022 15:23 / atualizado em 28/04/2022 15:23
 (crédito: TV Brasil/Reprodução)
(crédito: TV Brasil/Reprodução)

Em viagem ao Pará, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez referência indireta ao seu principal rival nas eleições de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (28/4). Ele participou hoje de uma cerimônia de entrega de títulos de terras em Paragominas.

No início do discurso de titulação de terras, Bolsonaro avistou uma bandeira da Venezuela entre os presentes. “Temos aqui uma bandeira da Venezuela e sabemos como aquele povo sofre naquele país”, afirmou. Ele seguiu dizendo que o sofrimento venezuelano, apesar da liderança do país na produção de petróleo, se deve às escolhas da nação e ao seu passado.

“Somos escravos das nossas escolhas”, disse Bolsonaro. E mandou uma abraço aos “irmãos venezuelanos”. A fala de Bolsonaro não é uma referência apenas às eleições deste ano. Em 1998, os venezuelanos elegeram Hugo Chávez presidente — ele tomou posse em 1999 ficando até 2013. Seu sucessor é Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013. 

Apesar da queda na diferença entre o presidente e o petista nas intenções de voto, conforme apontam as últimas pesquisas e em diferentes amostragens, Lula segue como favorito Em 2007, quando ainda era presidente, o petista declarou à rede Al Jazeera: “Chávez é meu amigo pessoal”.

Apesar das críticas ao regime do país, durante a crise de abastecimento de oxigênio de Manaus em meio à a pandemia no ano passado, a Venezuela enviou um carregamento de 107 mil m³ de oxigênio à capital do Amazonas, conforme confirmou o governo amazonense na época.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação