JUSTIÇA

STF arquiva inquérito contra Bia Kicis por suposto crime de racismo

No ano passado, a bolsonarista publicou uma foto de Sergio Moro e Henrique Mandetta com a pele escura para criticar programa da Magazine Luiza

Luana Patriolino
postado em 10/05/2022 23:52
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou, nesta terça-feira (10/5), investigação contra a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) pelo suposto crime de racismo. A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski. O magistrado destacou que o caso pode ser reaberto caso surjam novas provas.

“Em sua última manifestação, a PGR assentou que os dizeres publicados pela deputada foram desprovidos de finalidade de repressão, dominação, supressão ou eliminação de alguma raça, subsistindo, ao final e ao cabo, apenas crimes contra honra”, afirmou Lewandowski.

No ano passado, Kicis fez uma publicação no Twitter com imagens dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta com a pele escura. A deputada atacava o processo seletivo de um programa de trainee exclusivo para pessoas negras, de iniciativa da empresa Magazine Luiza.

A ação, conhecida como blackface, é considerada racista. À época, a bolsonarista ainda escreveu: “Não tá fácil pra ninguém! Vem ser feliz, prezado! Não dá mais pra ficar em casa”.

Postagem feita por Bia Kicis foi apontada como racista
Postagem feita por Bia Kicis foi apontada como racista (foto: Reprodução/Twitter)

A investigação foi aberta em novembro de 2021, por recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Após o depoimento da parlamentar, o Ministério Público Federal (MPF) pediu alteração da tipificação do crime para injúria simples e solicitou o arquivamento.

Nas redes sociais, Bia Kicis comemorou a decisão do STF. “Agora sim! Sem crime, sem denúncia, sem processo, sem condenação, sem pena. Isso se chama JUSTIÇA e devido processo legal”, escreveu no Twitter.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação