Eleições 2022

Ciro Nogueira: 'Governo imaginário de Lula termina no dia da eleição'

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, colocou em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 08/06/2022 23:45 / atualizado em 08/06/2022 23:46
 (crédito: Marcos Corrêa/PR)
(crédito: Marcos Corrêa/PR)

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, colocou em dúvida, nesta quarta-feira (8/6), os resultados das pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias.

“Segundo as pesquisas, o governo Lula já tomou posse e já está governando. Segundo a realidade, o governo imaginário de Lula termina no dia da eleição, com a vitória do presidente Bolsonaro”, disse o ministro pelo Twitter.

Pesquisa da Quaest Consultoria contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência.

No cenário testado com mais pré-candidatos, o petista aparece com 46% na pesquisa estimulada — quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 30%, Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%.

André Janones (Avante) soma 2%, enquanto Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.

Todos esses pré-candidatos empatam na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais não pontuaram.

Considerando apenas votos válidos — quando são descartados indecisos, brancos e nulos — Lula aparece com 52,87% das intenções de voto e seria, neste cenário, eleito em primeiro turno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação