Eleições 2022

"Zona Franca é um patrimônio", diz Lula em visita a Manaus

Ex-presidente Lula está em campanha na capital do Amazonas nesta quarta (31/8) e visitou uma fábrica de motos da região na parte da manhã

Victor Correia
postado em 31/08/2022 15:18
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (31/8) que a Zona Franca de Manaus "é um patrimônio do desenvolvimento da região Norte" e que será preservada caso ele seja eleito no pleito de outubro. O candidato defendeu ainda ser preciso gerar mais empregos e criticou as falas de Jair Bolsonaro (PL) sobre a fome no país.

"Eu quando era presidente renovei por 10 anos, depois a presidenta Dilma [Rousseff] renovou por 50 anos. E, na minha opinião, a Zona Franca de Manaus é um patrimônio do desenvolvimento da região Norte do país", afirmou o presidenciável em coletiva a jornalistas. "A Zona Franca vai ficar preservada. É um compromisso que a gente tem desde que eu fui candidato em 1989", completou.

O petista está na capital amazonense em agenda de campanha. Na parte da manhã, ele deu entrevista a uma rádio local e visitou uma fábrica de motos da região. Nesta tarde, deve visitar o Museu da Amazônia e, à noite, participar de um comício. O candidato estava acompanhado de seu candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), da ex-senadora e candidata a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), do senador Omar Aziz (PSD) e do deputado federal Marcelo Ramos (PSD).

Críticas a Bolsonaro por fome no país

Na coletiva, o petista voltou a tratar sobre a geração de emprego, afirmando que essa será uma das prioridades caso eleito. "Nós temos muita gente trabalhando na informalidade. Nós temos muita gente fazendo bico, e as pessoas acham que isso é emprego. Isso não é emprego. As pessoas têm que ter registro em carteira, as pessoas têm que ter direito a férias, as pessoas têm que ter direito a descanso remunerado, as pessoas têm que ter um sistema de seguridade social."

Ele também citou a fome no Brasil e criticou as falas recentes de Bolsonaro sobre o assunto. "O presidente, na maior cara de pau, diz que não tem tanta gente passando fome. Não tem na casa dele, porque ele esconde até o cartão corporativo. Ele decretou sigilo sobre o cartão corporativo para o povo não saber o quanto ele gasta. Mas o povo está passando necessidade", afirmou o ex-presidente. Bolsonaro disse ontem (30) durante sabatina organizada por representantes do comércio que existe fome no país, mas não "na proporção que dizem aí".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação