Eleições 2022

Flávio Bolsonaro tentou retirar notícias do ar sobre compra de imóveis

Filho do presidente acionou a Justiça para a remoção das reportagens, mas o pedido foi negado pelo Juiz

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 20/09/2022 12:11 / atualizado em 20/09/2022 12:12
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o 'filho 01' do presidente, tentou retirar do ar as reportagens do UOL sobre as compras de imóveis em dinheiro vivo da família do presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido feito na Justiça também exigia a remoção de posts relacionados às reportagens da jornalista Juliana Dal Piva e do UOL das redes sociais.

Segundo o UOL, o juiz Aimar Neres de Matos, da 4ª Vara Criminal de Brasília, rejeitou pedido feito pelo parlamentar por não preencher os requisitos de concessão de tutela provisória, isto é, uma medida urgente do Judiciário para "proteger" um direito ameaçado.

"Ademais, a referida matéria jornalística foi publicada, dia 30.8.2022, fato que evidencia haver transcorrido relativo período de tempo entre a data da publicação e o requerimento da tutela de urgência, de modo que se conclui não ter sido bem delineado pelo requerente em que consiste o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo", determinou o juiz.

Às acusações de calúnia e difamação, foi considerado que o "conteúdo jornalístico não apresentou ofensa à honra e à dignidade" de Flávio Bolsonaro. Além disso, a decisão do Ministério Público do Distrito Federal pontuou que as reportagens noticiavam o resultado de investigações do Ministério Público.

Compra de imóveis

A informação sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo foi levantada pelo UOL e divulgada no dia 30 de agosto. Conforme as informações, quase metade do patrimônio em imóveis do presidente e de seus familiares mais próximos foi construído nas últimas três décadas com uso de dinheiro em espécie.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação