Eleições 2022

Pazuello é segundo mais votado no Rio e garante vaga na Câmara dos Deputados

Ex-ministro da Saúde na gestão Bolsonaro, Pazuello saiu da pasta enfrentando diversas críticas na forma como lidou com a pandemia

Thays Martins
postado em 03/10/2022 00:10
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL), que sofreu diversas críticas durante a gestão da pandemia da covid-19, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Com 205 mil votos, Pazuello foi o segundo mais votado no estado, ficando atrás apenas da deputada Daniela do Waguinho (União), que concorria a reeleição e conseguiu 213 mil votos. 

Pazuello pediu demissão do Ministério da Saúde em março de 2021 em um dos momentos mais críticos da pandemia no Brasil. No lugar dele, assumiu Marcelo Queiroga, atual ministro da pasta.

A gestão de Pazuello ficou marcada pela colapso na saúde de Manaus, quando mais de 60 pessoas morreram no estado por falta de oxigênio, segundo o Ministério Público.

Pazuello ainda foi criticado pelo atraso na compra das vacinas contra a covid-19 e por ter defendido tratamentos ineficazes contra a doença.

Apesar de não ter experiência na área da saúde, a indicação do general da reserva para o cargo de ministro foi justificada pela sua experiência na área de logística.

O relatório final da CPI da Covid no Senado Federal pediu o indiciamento dele por cinco crimes: causar epidemia com resultado em morte, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime, além de crimes contra a humanidade, nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos.

Governo e Senado 

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi reeleito em primeiro turno. Já a vaga do Senado em disputa foi preenchida pelo senador Romário (PL). 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação