Eleições 2022

Em SP, Lula dá recado ao Nordeste: "Não podem votar nesse negacionista monstro"

Ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo do estado, Fernando Haddad, Lula discursou a uma multidão em cima de um caminhão de som

Taísa Medeiros
postado em 06/10/2022 17:08 / atualizado em 06/10/2022 17:19
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um recado ao povo nordestino em seu discurso a uma multidão de apoiadores em São Bernardo do Campo (SP), onde cumpre agenda nesta quinta-feira (6/10).

“Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país”, disse, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

“Ontem, o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por responsabilidade delas. Elas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação. (...) Eles têm que saber que nós, nordestinos, ajudamos a construir cada metro de asfalto desse país. (...) Não queremos ser apenas pedreiro: queremos ser engenheiros (...) Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país”, disse.

Em seguida, Lula mandou um recado ao adversário. “Ele que vá pegar os votos dos milicianos. Daqueles que mataram Marielle (Franco). Daqueles que são responsáveis pelas mortes de milhares de pessoas pela pandemia. Ele que vá pegar o voto da quadrilha chefiada pelo (Fabrício) Queiroz, que ele guardou até agora. Ele que vá pedir voto para aqueles que estão organizando a rachadinha dos seus filhos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro”, provocou.

Nordeste

Ainda nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro voltou a relacionar o melhor desempenho de Lula no primeiro turno das eleições no Nordeste ao analfabetismo na região. A declaração ocorreu durante reunião com mais de 200 parlamentares aliados no Palácio da Alvorada.

“Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são os estados? No nosso Nordeste, não é só a taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nas regiões, porque esses estados no Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT”, alegou.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação