Eleições 2022

Ipec: Em cenário estável, Lula tem 50% dos votos totais e Bolsonaro, 43%

Os dois candidatos continuaram com o mesmo percentual da pesquisa divulgada no dia 17 de outubro. A diferença entre eles continua sendo de 7 pontos percentuais

Pedro Grigori
postado em 24/10/2022 18:05 / atualizado em 24/10/2022 18:15
Lula e Bolsonaro decidem o segundo turno das eleições neste domingo, dia 30 de outubro.  -  (crédito: AFP)
Lula e Bolsonaro decidem o segundo turno das eleições neste domingo, dia 30 de outubro. - (crédito: AFP)

A quarta rodada de pesquisas do Ipec durante o segundo turno, divulgada na noite desta segunda-feira (24/10), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto, com 50% dos votos totais. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), marcou 43%. Os dois candidatos continuaram com o mesmo percentual do último levantamento do instituto, divulgado no dia 17 de outubro. A diferença entre eles continua sendo de 7 pontos percentuais. 

A seis dias do segundo turno, 5% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo, enquanto 2% ainda não sabem em quem votar, de acordo com o levantamento do Ipec. 

Em relação aos votos válidos, Lula se manteve com 54%, enquanto Bolsonaro continua com 46% — a diferença entre os dois continua sendo de oito pontos percentuais. A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados.

O Ipec entrevistou, presencialmente, 3.008 eleitores acima de 16 anos, em 183 municípios, entre sábado (22/10) e segunda-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06043/2022.

  • Lula repudia ofensas à Cármem Lúcia e ações de Jefferson contra a PF Reprodução/YouTube Lula
  • Brazilian President and presidential candidate Jair Bolsonaro looks at his desk full of papers during an interview televised by SBT broadcaster in Osasco, metropolitan area of Sao Paulo, Brazil, on October 21, 2022. - Veteran leftist Luiz Inacio Lula da Silva said on October 20 he is keeping an eye on poll numbers showing his lead narrowing over far-right incumbent Jair Bolsonaro for Brazil's October 30 presidential runoff, but confident he will win. (Photo by Nelson ALMEIDA / AFP) Caption Nelson ALMEIDA/AFP
  • 22/10/2022. Crédito: Junior Rosa/Divulgação. Cidades. Carreata em apoio à eleição do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Junior Rosa/Divulgação
  • Em Planaltina, evento em apoio a Lula (PT) foi bem aceito, segundo Olgamir Amancia, do PCdoB Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Lula faz caminhada em Ribeirão das Neves/MG com Simone Tebet e Marina Silva. (22/10) Ricardo Stuckert
  • Lula lidera entre os eleitores da Bahia Nelson Almeida/AFP

Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória

Os brasileiros vão decidir no próximo domingo, dia 30 de outubro, o próximo presidente da Repúblico. O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito no primeiro turno. No último dia 2 de outubro, o petista conquistou 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, enquanto Jair Bolsonaro recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.

Tendo em vista os números alcançados no pleito, Lula precisa de pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos para superar os 50% necessários para ser eleito, enquanto Bolsonaro precisa de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.

Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. No entanto, os dois candidatos anunciaram apoio a Lula no segundo turno.

Como será no dia do segundo turno das eleições


Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.


Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".


Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação