Novo Governo

Com dados incompletos, GT do Meio Ambiente faz novo pedido de informações

De acordo com integrantes do grupo de transição, dados enviados até o momento não servem como base de comparação para analisar o cenário e definir os pontos de alerta necessários para discutir orçamento do Meio Ambiente

Tainá Andrade
postado em 24/11/2022 17:00 / atualizado em 24/11/2022 17:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O grupo de trabalho (GT) do Meio Ambiente da transição considerou os dados entregues pelos órgãos que atuam com o tema insuficientes para uma base de comparação. Assim, após as primeiras reuniões realizadas nesta quarta e quinta-feira (24/11), decidiram refazer os pedidos.

Para Rodrigo Agostinho (PSB-SP), o grande problema é que os dados são necessários para “alimentar o setor político” no momento da negociação em relação ao orçamento de 2023 para repartir entre as atividades. “Uma coisa é manter operações dentro das políticas públicas desenvolvidas pela Funai, por exemplo, outra é criar um novo parque. Essa é a grande dificuldade dos fundos ambientais. Eles não vão poder servir somente para pagar salários”, frisou o parlamentar ao Correio. “Foram quatro anos de orçamento ruim, não tem comparação”, afirmou. 

Os dados mais preocupantes são referentes ao orçamento do ministério e sobre os salários dos servidores. “Os órgãos ficaram quatro anos sem concurso, muita gente saiu, sofreu assédio”, justificou o deputado federal.

Prazo apertado

Muitas informações coletadas junto aos órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU), serão usadas pelos parlamentares que atuavam com o tema do meio ambiente dentro do Congresso. Essa será uma maneira de iniciar o trabalho, que está com um prazo mais curto porque a maior parte dos integrantes esteve na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27).

As reuniões do GT da área ocorreram virtualmente, até o momento, inclusive com participação do ex-senador Jorge Viana (AC) e das ex-ministras da pasta, a deputada federal eleita Marina Silva (PSol-SP) e Isabella Texeira — nomes que são ventilados para chefiar o ministério no novo governo. A expectativa é de que os trabalhos sejam reforçados a partir da semana que vem, mas ainda não há previsão de encontro com o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação