Novo governo

Com diplomata e procuradora, Haddad completa 1º escalão da Fazenda

A economista Tatiana Rosito ocupará a Secretaria de Assuntos Internacionais e a servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) Fernanda Santiago será a assessora especial jurí­dica do futuro ministro

Henrique Lessa
postado em 28/12/2022 15:25 / atualizado em 28/12/2022 15:27
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concluiu na tarde desta quarta-feira (28/12), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o anúncio da equipe que formará o primeiro escalão da pasta. Ele anunciou a escolha de Tatiana Rosito e Fernanda Santiago para integrar sua equipe na Esplanada dos Ministérios. 

Diplomata e economista, Tatiana ocupará a Secretaria de Assuntos Internacionais. Já Fernanda, servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), será a assessora especial jurí­dica de Haddad. 

  • Servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) Fernanda Santiago será assessora especial jurídica de Haddad Ed Alves/CB/DA.Press
  • Diplomata Tatiana Rosito chefiará a Secretaria de Assuntos Internacionais e a servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) Fernanda Santiago será a assessora especial jurí­dica de Haddad Ed Alves/CB/DA.Press
  • Haddad anuncia novos nomes para a pasta da Fazenda Ed Alves/CB/DA.Press
  • Haddad anuncia novos nomes para a pasta da Fazenda Ed Alves/CB/DA.Press
  • Diplomata Tatiana Rosito chefiará Secretaria de Assuntos Internacionais Ed Alves/CB/DA.Press

Combustíveis

Quanto ao fim dos subsídios aos combustíveis, Haddad confirmou que solicitou ao atual governo que não tome nenhuma medida neste momento para que a futura equipe de Lula possa, em janeiro, avaliar a situação. Sem a renovação dos subsídios concedidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), às vésperas da eleição, com o fim da medida prevista para perdurar até 31 de dezembro, o valor da gasolina e demais combustíveis deve ter uma alta já nos primeiros dias de janeiro. Sem adiantar qual pode ser a nova política de preços ou de subsídios para gasolina, Haddad disse que esses anúncios ficarão para janeiro.

Brasil na OCDE

Haddad também apontou que o plano do Brasil de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não será uma decisão da Fazenda, e sim do conjunto do novo governo. “Em relação à entrada do Brasil na OCDE, essa vai ser uma decisão de governo que vai ser reconsiderada pelo presidente Lula, que visa revistar o tema”, apontou o futuro ministro.

Ainda segundo o ex-prefeito de São Paulo, não há nenhum problema envolvendo o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o economista Ilan Goldfajn, com quem ele disse ter uma ótima relação. Haddad, inclusive, elogiou Goldfajn, dizendo que ele “tem um olhar para o desenvolvimento regional”. Também ressaltou que o governo deve se aproximar do Banco dos Brics. Para isso, ressaltou que a sua escolhida, Tatiana Rosito, teve experiência em bancos de fomento durante os 10 anos que morou na China.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação