Balanço do governo

'Falta de liberdade' e eleição: veja o que disse Bolsonaro em live de despedida

Presidente fez live na manhã desta sexta-feira (30/12) para falar sobre conquistas do governo e comentar atos antidemocráticos no país desde a sua derrota nas urnas

Mariana Albuquerque
Francisco Artur
postado em 30/12/2022 11:15 / atualizado em 30/12/2022 11:35
 (crédito: Reprodução )
(crédito: Reprodução )

Em sua última live como presidente da República, nesta sexta-feira (30/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um balanço dos últimos quatro anos em que esteve à frente do governo e comentou sobre a situação política do país. Na lista de feitos do seu mandato, entre outras ações, ele destacou a privatização da Eletrobras e o controle da inflação por meio da redução dos preços dos combustíveis.

“Empresas que não davam lucro foram privatizadas, como foi o caso da Eletrobras. No controle da inflação, junto com o parlamento e não na ‘’canetada’, zeramos os impostos federais sobre combustíveis, o que gerou deflação”, disse Bolsonaro.

Na transmissão feita pelas redes sociais, o presidente da República repudiou atos que classificou como “terroristas”, ao comentar o fato de um apoiador dele articular um atentado a bomba no aeroporto de Brasília.

Esta é a primeira vez que Bolsonaro participa de uma live após semanas de silêncio. Desde que foi derrotado nas eleições deste ano, o futuro ex-presidente adotou uma agenda reclusa, com poucos compromissos oficiais e raras aparições públicas.

“Nada justifica ato terrorista (exemplificou com o assassinato em Foz Iguaçu, briga de bolsonarista e contador do PT). A mídia massifica como bolsonarista, é maneira da imprensa de tratar. A mesma que fala em liberdade de imprensa e hoje aplaude a falta de liberdade que vivemos hoje", criticou Bolsonaro ao dizer que a mídia classifica de atos terroristas os feitos de apoiadores do presidente.

Bolsonaro também criticou o que chamou de “falta de liberdade”.

“Nossas liberdades estão sendo tolhidas. Hoje em dia, ass pessoas ficam com receio de escrever uma mensagem no ZAP (WhatsApp) e até os médicos ficam impedidos de serem livres para passar o tratamento. Nós vamos adotar a defesa da liberdade como uma luta do povo brasileiro”, pregou o presidente, ao lembrar da defesa de tratamentos sem comprovação científica para combater a covid-19, durante a pandemia.

Ao concluir a primeira parte da live, Bolsonaro lamentou a morte do ex-jogador Pelé, que morreu ontem (29). “Uma pessoa simples que levou o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. Hoje o mundo todo chora o passamento do Pelé. E nós lamentamos também aqui, publicamos 3 dias de luto oficial pelo passamento do nosso Pelé. E que Deus em sua infinita bondade o acolha no céu”, afirmou.

Derrota nas urnas

Ainda durante a live, Bolsonaro lamentou a derrota nas eleições e acusou o processo eleitoral de ter agido com parcialidade durante o período eleitoral.

“As esperanças da vitória eram palpáveis, veio o programa eleitoral gratuito e fomos massacrados com mentiras da outra parte, como vai acabar com 13º e não vai ter mais hora extra. Acusações absurdas. E a questão das rádios tinha mais espaço para um candidato do que para outro. Tinham certas medidas adotadas pelo sistema eleitoral que ninguém conseguia entender, fui proibido de fazer live em casa. Foi uma campanha imparcial? Obviamente que não foi imparcial, foi parcial. E então tivemos o resultado do 2º turno, 50,9% contra 40,9%. Se você duvidar da urna você tá passível de repetir o processo, isso é crime. Mas tudo bem, não vamos duvidar das urnas aqui”, falou Bolsonaro. O presidente recebeu, na verdade, 49,1% dos votos válidos.

Bolsonaro também criticou a participação de algumas delegações estrangeiras na posse de Lula neste domingo. “Vocês estão vendo quem deve comparecer aqui domingo, lá na Presidência por ocasião da posse. Os nomes dos chefes de Estado aqui da nossa região. O Maduro vai se fazer presente, o Boric, o Ortega. Isso é um mau sinal, onde esse pessoal assumiu, o país ficou piorou”, criticou.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação