Desinformação

Decisão de Moraes libera acesso de redes sociais de Carla Zambelli

Os perfis da deputada estavam bloqueados desde novembro do ano passado. Apesar da liberação, as postagens consideradas irregulares devem permanecer apagadas

Taísa Medeiros
postado em 06/02/2023 17:35
 (crédito: Agência Brasil/Reprodução)
(crédito: Agência Brasil/Reprodução)

Com as redes sociais bloqueadas desde novembro do ano passado, a deputada Carla Zambelli (PL-SP), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve suas contas liberadas nesta segunda-feira (6/2) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Considerado que houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral, a fim de possibilitar que os envolvidos possam retornar a utilizar suas redes sociais dentro do mais absoluto respeito à Constituição Federal e a Legislação”, informa a decisão. Apesar da liberação, as postagens consideradas irregulares devem permanecer apagadas.

Publicações nocivas 

Zambelli terá a reativação da conta dos perfis da parlamentar no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Telegram, TikTok, Gettr, WhatsApp e LinkedIn. As contas da deputada nas redes sociais haviam sido suspensas por disseminar desinformação, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificar publicações classificadas como nocivas à “integridade e à normalidade” do país e fixar multa de R$ 150 mil em caso de descumprimento.

A defesa da deputada chegou a fazer um pedido, em dezembro, para que as contas fossem reativadas. Além de manter o bloqueio, o magistrado enviou as investigações ao inquérito das fake news que tramita no STF, sob relatoria dele, e fixou multa de R$ 20 mil caso a bolsonarista voltasse a publicar mensagens contra o Estado Democrático de Direito.

No Twitter da parlamentar, ao ser retirada do ar, a conta mostrava um aviso: "A conta de @Zambelli2210 foi retida no Brasil em resposta a uma demanda judicial". Antes de ter as redes sociais bloqueadas, o TSE já havia solicitado que a deputada excluísse uma publicação, em que acusava o Partidos dos Trabalhadores (PT) de utilizar sindicatos para fraudar as urnas eletrônicas em favor de Lula.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE