Jornal Correio Braziliense

Congresso

Damares quer ser líder das discussões indígenas no Senado: 'Eu conheço índio'

"Eu conheço índio, sou mãe de índia [...] Queria muito de forma muito madura ficar à frente desse tema, afastando as ideologias em torno dos indígenas", afirma a senadora

Ministra da gestão Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos-DF) deseja se cacifar como líder das discussões sobre direitos dos indígenas no Senado. Ao Correio, a senadora disse que gostaria de uma sinalização positiva de seu partido para tal.

“Eu conheço índio, sou mãe de índia [...] Queria muito de forma muito madura ficar à frente desse tema, afastando as ideologias em torno dos indígenas”, afirmou ao ser indagada sobre a maneira com a qual sua sigla vai lidar com o assunto.

Questionada também sobre como vai se defender das recentes denúncias de devastação do povo Yanomami ocorrida durante sua gestão à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a parlamentar acrescentou que vai apresentar documentos e relatórios que comprovam que não houve culpa.

Damares Alves foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o órgão julgar legítima a denúncia recebida por parlamentares do PT acusando-a de ser conivente com os ataques de garimpeiros na região do Território Yanomami, que levaram à morte de pelo menos 570 crianças no governo Bolsonaro.

Os nomes que compunham a gestão do ex-presidente também são alvos de inquérito da Polícia Federal (PF) em curso após determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!