Emergência

Lula envia ministros ao Nordeste por conta das fortes chuvas

Waldez Góes e Wellington Dias estiveram nesta segunda-feira (10/7) em Pernambuco, e devem ir nesta terça-feira (11/7) para Alagoas. Os estados foram atingidos por fortes chuvas, que deixaram desabrigados

Victor Correia
postado em 10/07/2023 21:57 / atualizado em 10/07/2023 21:57
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em reunião com o governo de Pernambuco sobre as fortes chuvas no estado -  (crédito: Reprodução/Twitter)
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em reunião com o governo de Pernambuco sobre as fortes chuvas no estado - (crédito: Reprodução/Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para assistir os governos de Alagoas e Pernambuco no combate às fortes chuvas que atingiram a região.

Góes e Dias estiveram nesta segunda-feira (10/7) em Pernambuco. Ambos tiveram uma reunião com a governadora, Raquel Lyra, para tratar do enfrentamento às enchentes, que deixaram mais de 4 mil pessoas desalojadas no estado. Amanhã (11/7), eles estarão em Alagoas, junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho. No estado, 24 mil pessoas foram desabrigadas ou desalojadas.

"Conversei com os ministros Waldez Góes e Wellington Dias sobre a atuação do governo federal na assistência aos governos estaduais e às famílias atingidas por consequências das fortes chuvas em Pernambuco e em Alagoas. Hoje, eles estiveram em Pernambuco e amanhã, com Renan Filho, estarão em Alagoas", escreveu Lula em suas redes sociais.

Defesa Civil foi acionada

"A orientação do presidente Lula é clara: estarmos vigilantes e redobrarmos os esforços para aliviar o sofrimento da população", disse o ministro do Desenvolvimento Regional. Ele colocou ainda a Defesa Civil para auxiliar no enfrentamento a crise, "presencial ou virtualmente".

Segundo Wellington Dias, o governo federal vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para as áreas afetadas. Em Pernambuco, 15 municípios já decretaram estado de emergência. Em Alagoas, dos 37 municípios, 31 estão em estado de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação