EDUCAÇÃO

Levantamento da demanda por creches é aprovado pelo Congresso

O projeto de lei vai agora para sanção presidencial

Para o relator, a complexidade em solucionar as filas na educação infantil se relaciona às particularidades de cada região -  (crédito: Jessé Gomes)
Para o relator, a complexidade em solucionar as filas na educação infantil se relaciona às particularidades de cada região - (crédito: Jessé Gomes)
postado em 10/04/2024 17:44 / atualizado em 10/04/2024 17:45

Foi aprovado, nesta quarta-feira (10/4), o Projeto de Lei 2228/20, que determina que estados, Distrito Federal e municípios produzam levantamento anual sobre a demanda na educação infantil para crianças com idade entre 0 e 3 anos.

O texto aprovado foi relatado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM). O projeto, de autoria do Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) foi alterado através de emenda do Senado Federal. 

Pelo projeto aprovado, os municípios que realizarem regularmente o levantamento da demanda por vagas, terão prioridade no recebimento de recursos federais para financiar a construção de creches e a compra de equipamentos direcionados à educação infantil. Ou seja, a pesquisa de demanda vai definir a prioridade na destinação dos recursos conforme a necessidade de expansão da infraestrutura.

O projeto segue agora para sanção presidencial.

Para o relator, a complexidade em solucionar as filas na educação infantil se relaciona às particularidades de cada região, o que torna fundamental a criação de mecanismos para apurar a demanda por creches em cada localidade. "O direito à educação de qualidade é algo que já é previsto na legislação, mas não é respeitado. Isso, agora, mudou", defendeu Mandel.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação