
O ministério da Defesa emitiu nota de manifestação na manhã desta quarta-feira (19/2) sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de estado.
Entre os denunciados estão militares da ativa, generais da reserva e o comandantes da Marinha de Jair Bolsonaro Almir Garnier. Confira aqui a lista de todos os denunciados.
Segundo a nota do Ministério da Defesa, a avaliação do ministro José Mucio Monteiro é de que a apresentação da denúncia é mais um passo para se buscar a responsabilização correta, livrando as instituições militares de suspeições equivocadas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Antes disso, durante participação no programa Roda Viva da Tv Cultura, Múcio já havia defendido que a denúncia da PGR iria individualizar as responsabilidades dos envolvidos.
- Leia também: Mucio defende soltar "inocentes" do 8 de Janeiro
"Quando aparece um suspeito, há um constrangimento, mas quando é comprovado passa a ser uma indignação. Porque ele imaculou o conceito das Forças. É um sentimento completamente diferente. [...] Nós estamos querendo que esses indiciados, isso se esclareça. Facilita o meu trabalho, quiando essa suspeição chegarem às mãos dos seus donos", declarou José Múcio no dia 10 de fevereiro.
Defesas
A defesa de Almir Garnier afirma que ainda precisa ler a denúncia para se posicionar, mas que exercerão o direito ao contraditório após ter acesso a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.