Congresso

Alcolumbre vai restringir o acesso de convidados ao plenário do Senado

Presidente da Casa revogou crachás de convidados e limitou presença de assessores para evitar superlotação durante sessões deliberativas

"Chegamos a um ponto em que senadores precisariam ceder suas cadeiras para os convidados", alegou Alcolumbre - (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou, nesta quarta-feira (19/2), a revogação dos crachás de acesso ao plenário para evitar superlotação durante as sessões deliberativas. Segundo ele, a medida visa garantir melhores condições de trabalho para os senadores, impedindo que o excesso de convidados e assessores dificulte as votações.

A decisão foi tomada de forma administrativa pela Mesa Diretora e, segundo o parlamentar, faz parte de um esforço para manter a organização e o funcionamento adequado das sessões.

“É humanamente impossível deliberar no plenário se todos os convidados autorizados permanecerem no local. Chegamos a um ponto em que senadores precisariam ceder suas cadeiras para os convidados”, enfatizou Alcolumbre.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ele explicou ainda que pretende enviar ofício aos senadores para que indiquem quais assessores terão autorização para acompanhá-los no plenário.

Alcolumbre reconheceu a importância do apoio técnico, mas reforçou que a limitação é necessária para evitar tumultos. “Os assessores desempenham um papel fundamental nas deliberações e no suporte aos parlamentares, mas precisamos estabelecer um controle para garantir a organização”, apontou.

Vanilson Oliveira
postado em 19/02/2025 17:21 / atualizado em 19/02/2025 17:23
x