Emenda Parlamentar

STF determina que PF cumpra mandados em operação que envolve membros do STJ

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva em desfavor do advogado Antônio Ianowich Filho, do policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz e do prefeito de Palmas (TO), José Eduardo de Siqueira Campos

Zanin frisa que advogados dos deputados só quiseram rediscutir a matéria -  (crédito: Antonio Augusto/STF)
Zanin frisa que advogados dos deputados só quiseram rediscutir a matéria - (crédito: Antonio Augusto/STF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (27/6) medidas cautelares no âmbito da investigação que examina suposta organização criminosa direcionada ao vazamento de informações sigilosas e ao favorecimento em processos em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Operação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme informou o Supremo, foram cumpridos mandados de prisão preventiva em desfavor do advogado Antônio Ianowich Filho, do policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz e do prefeito de Palmas (TO), José Eduardo de Siqueira Campos.

Foram autorizados ainda medidas de busca e apreensão em desfavor dos investigados, o afastamento da função pública, a proibição de manutenção de contato entre eles e a vedação a que deixem o país. Em manifestação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou favoravelmente em relação às medidas implementadas.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A decisão do ministro Zanin informa que a PF apresentou elementos que revelariam uma suposta atuação dos envolvidos em práticas criminosas relacionadas ao acesso privilegiado e ao vazamento de informações judiciais sigilosas, o que teria resultado no cometimento, em tese, do delito de embaraçamento de investigação policial envolvendo organização criminosa.

postado em 27/06/2025 12:36
x