O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento à Polícia Federal, nesta quinta-feira (5/6), no âmbito do inquérito que investiga a atuação do filho dele, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. A oitiva, solicitada pela Procuradoria-Geral da União (PGR), está marcada para 15h.
Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro tem feito declarações públicas e postagens em redes sociais em que afirma estar atuando para que o governo norte-americano imponha sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a integrantes da PGR e da Polícia Federal pelo que considera ser uma perseguição política a ele e ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
- Leia também: Lindbergh depõe em inquérito sobre Eduardo Bolsonaro: "Caminhando para uma crise diplomática"
Entre as sanções estão a cassação de visto de entrada nos EUA, bloqueio de bens e valores naquele país e proibição de estabelecer relações comerciais com pessoas físicas e jurídicas de nacionalidade norte-americana ou que tenham negócios nos Estados Unidos.
A Procuradoria-Geral solicitou que Bolsonaro preste depoimento "dada a circunstância dele ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção de Eduardo Bolsonaro em território americano".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Política Macron confirma presença na COP30 em Belém
-
Política "É impressionante o negacionismo da extrema-direita", diz Lula na França
-
Política Zambelli na mira da Interpol? O que as leis italiana e internacional dizem sobre chance de deputada ser presa e deportada de volta ao Brasil
-
Política Macaé defende mulheres atingidas por barragens em evento
-
Política Oposição ameniza condenação do humorista Leo Lins: "Exagero"
-
Política Zambelli reage à ordem de prisão de Moraes: "Ilegal e autoritária"
