
Um Grupo de Trabalho (GT) será criado pelo governo brasileiro para reagir ao anúncio feito pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump, de tarifar em 50% todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (10/7).
"O governo criará comitê para tratar desse assunto (tarifaço de Trump)", garantiu o vice-presidente. Divulgada oficialmente por Alckmin e em entrevistas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o grupo de trabalho para discutir o anúncio de 50% de imposto a todos os produtos brasileiros exportados aos EUA deve ser criado nos próximos dias, disse a assessoria de comunicação da Casa Civil.
Carro Sustentável
A garantia dada por Alckmin de que o governo brasileiro criará Grupo de Trabalho para reagir à taxação anunciada por Trump foi dita pelo vice-presidente após a cerimônia de lançamento de um programa para reduzir e até isentar Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros elétricos, híbridos e modelo Flex (movidos a álcool ou gasolina).
A cerimônia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) também lançou o chamado "Carro Sustentável". Segundo Alckmin, esse veículo — também conhecido como carro popular — são compactos, fabricados no Brasil, com alta eficiência energética e ambiental.
Além dele, participaram do evento os ministros da Fazenda, Fernando Haddad e do Meio Ambiente, Marina Silva. Também estiveram presentes representantes da indústria automobilística e de sindicatos.
Política
Política
Política