
No fim da tarde deste domingo (13), autoridades do governo brasileiro se encontram no Palácio da Alvora, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reunião emergencial sobre o decreto de reciprocidade que será publicado até a próxima terça-feira (16).
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro e a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, marcam presença na reunião. Outras autoridades também fazem parte do encontro emergencial.
O decreto vai regulamentar a lei da reciprocidade aprovada em abril deste ano no Congresso que permite que o Brasil retalie medidas econômicas unilaterais. A medida vem após o anúncio dos Estados Unidos em taxar produtos brasileiros em 50%
Solução diplomática
Autoridades têm defendido que a diplomacia será o primeiro caminho para negociar a tarifa com o presidente dos EUA, Donald Trump. Entretanto, caso as negociações não revertam o tarifaço, o Brasil retaliará o país na mesma proporção.
Política
Política
Política