decreto de reciprocidade

Autoridades se encontram no Alvorada para reunião emergencial com Lula

Encontro para tratar do decreto de reciprocidade começou no fim da tarde deste domingo (13)

Autoridades se reúnem com o presidente Lula na noite de domingo (13) para tratar do decreto que regula a reciprocidade à taxa de 50% dos Estados Unidos aos produtores brasileiros -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Autoridades se reúnem com o presidente Lula na noite de domingo (13) para tratar do decreto que regula a reciprocidade à taxa de 50% dos Estados Unidos aos produtores brasileiros - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

No fim da tarde deste domingo (13), autoridades do governo brasileiro se encontram no Palácio da Alvora, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reunião emergencial sobre o decreto de reciprocidade que será publicado até a próxima terça-feira (16).

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro e a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, marcam presença na reunião. Outras autoridades também fazem parte do encontro emergencial.

O decreto vai regulamentar a lei da reciprocidade aprovada em abril deste ano no Congresso que permite que o Brasil retalie medidas econômicas unilaterais. A medida vem após o anúncio dos Estados Unidos em taxar produtos brasileiros em 50%

Solução diplomática

Autoridades têm defendido que a diplomacia será o primeiro caminho para negociar a tarifa com o presidente dos EUA, Donald Trump. Entretanto, caso as negociações não revertam o tarifaço, o Brasil retaliará o país na mesma proporção.

  • Google Discover Icon
postado em 13/07/2025 18:32 / atualizado em 13/07/2025 20:56
x