CÂMARA

Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados

Prazo para que presidente sancione ou vete proposta aprovada pelo Congresso no fim de junho termina nesta quarta (16/7). Decisão deve ser publicada no DOU de quinta (17/6) 

Se Lula não se pronunciasse sobre projeto de lei que aumenta número de deputados federais até esta quarta-feira, Davi Alcolumbre o promulgaria -  (crédito: Platobr Politica)
Se Lula não se pronunciasse sobre projeto de lei que aumenta número de deputados federais até esta quarta-feira, Davi Alcolumbre o promulgaria - (crédito: Platobr Politica)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu vetar o projeto de lei que aumentde 513 para 531 o número de deputados federais, aprovado pelo Congresso Nacional no último 25 de junho. De acordo com a Rede Globo, o veto deve ser publicado na edição de quinta (17/6) do Diário Oficial da União.  

A decisão chega no prazo final para que o chefe de Estado sancionasse ou vetasse a proposta que busca aumentar a quantidade de parlamentares a partir da próxima legislatura. Se não se pronunciasse a respeito, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou que promulgaria o aumento. 

O veto será analisado pelo Congresso, que mantém ou derruba a decisão de Lula. No caso de derrubada, o projeto vira lei, apesar da negativa do presidente. 

A proposta foi aprovada após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, em 2023, que a distribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados fosse atualizada com base no último censo — a fim de que a representação fosse proporcional à população de cada estado, conforme determina a Constituição.  

No entanto, a Corte estabeleceu que a Câmara seguisse com 513 parlamentares, mas que determinados estados estivessem sujeitos a readequações para atender a variações apresentadas pelos novos dados demográficos do país.

No entanto, o Congresso decidiu aumentar o número de deputados, o que pode gerar um gasto de ao menos R$ 150 milhões por ano. Vale lembrar que uma alteração no número de deputados federais também significaria um aumento no número de deputados estaduais nas assembleias Legislativas pelo país. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 16/07/2025 20:31 / atualizado em 16/07/2025 20:36
x