ITÁLIA

Justiça mantém prisão de Carla Zambelli na Itália durante processo de extradição

A parlamentar passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (1º/8)

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) -  (crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - (crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)

A Justiça da Itália manteve a prisão de Carla Zambelli (PL-SP) durante o processo de extradição. A parlamentar passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (1º/8). Zambelli está no presídio de Rebibbia, localizado nos arredores de Roma. A Quarta Seção do Tribunal romano deverá analisar o pedido de liberdade da brasileira, apresentado pela defesa, em meados de agosto.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) tome providências para garantir a extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

 A AGU afirmou que adotará as providências necessárias para conclusão, junto à Itália, do processo de extradição de Zambelli, para que ela possa cumprir a pena a que foi condenada no Brasil.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 4 de junho, um dia após a deputada anunciar que tinha deixado o país, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Zambelli e mandou inserir o nome dela na lista da difusão vermelha da Interpol. Mesmo com a cidadania italiana, ela foi considerada foragida. Zambelli foi presa na terça-feira (29/7).

Com informações da Agência Estado*

  • Google Discover Icon
postado em 01/08/2025 10:03 / atualizado em 01/08/2025 10:49
x