O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29/8) que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) “tem que tomar uma decisão” sobre concorrer ou não ao governo de Minas Gerais em 2026, e que “o tempo está terminando”. O petista defendeu que Pacheco é o candidato mais competitivo para o cargo.
“Eu acho que o tempo do Pacheco está terminando, porque o povo já começa a pensar o que vai acontecer nesse país”, declarou em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. O parlamentar mineiro estava ao seu lado durante o programa, assim como os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).
“Eu acho que ele tem que tomar uma decisão, porque é importante. Quanto mais tempo ele demorar para tomar decisão, mais os outros vão ganhando espaço”, acrescentou.
Sem ‘plano B’
Na entrevista, o chefe do Executivo destacou o trabalho de Pacheco como presidente do Senado Federal, especialmente na articulação do programa que renegociou as dívidas dos estados, incluindo Minas Gerais, e na reação aos ataques de 8 de janeiro.
Questionado se tem um “plano B” caso o senador não queira concorrer, o petista negou. “Eu não tenho, porque eu não decido a política de Minas Gerais. Quem decide vai ser os partidos. Eu estou aqui apenas dando um palpite”, respondeu.
“Eu gostaria que ele (Pacheco) assumisse a responsabilidade porque ele será governador de MG, eu não tenho dúvida de que os adversários dele vão se desmanchar em pó na disputa”, acrescentou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
