DIPLOMACIA

Reunião entre Lula e Trump divide redes com memes

Internautas transformaram encontro em memes com "Laranjão" e "Bananinha", enquanto direita destacou elogios de Trump a Bolsonaro

Trump (E), conversa com Lula em reunião bilateral à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, em 26 de outubro de 2025 -  (crédito: Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
Trump (E), conversa com Lula em reunião bilateral à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, em 26 de outubro de 2025 - (crédito: Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

A reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, neste domingo (26), na Malásia, ultrapassou os limites da diplomacia e virou combustível imediato para as redes sociais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em menos de duas horas, foram mais de 3,5 milhões de menções ao encontro, que dividiram bolhas e alimentaram duas leituras distintas: a celebração da esquerda, que colocou os apelidos “Laranjão” e “Bananinha” entre os temas mais comentados, e a interpretação bolsonarista de que Lula teria se incomodado com as falas elogiosas do republicano ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Do lado progressista, os comentários assumiram tom de sátira e grandiloquência. “A postura corporal de Luís Inácio: totalmente Imperador das terras de Pindorama. Tupinambático Guaranítico Latino-americano Nordestino Absoluto da Casa Lindu, o único capaz de dizer: Hello sTrumpício laranjão, Brasil is not mother Joana’s house”, escreveu um internauta.

Outro meme elegeu Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como “craque do jogo”, listando em tópicos as ironias de sua atuação: “conseguiu unir o Brasil, aumentou a popularidade do Lula, garantiu o encontro Lula e Trump, praticamente selou o destino do pai na Justiça e fez Trump dizer Jair”.

Leia: "Fidelidade acima de tudo": o novo lema bolsonarista em Minas

 

Eduardo Bolsonaro é alvo nas redes de esquerda
Eduardo Bolsonaro é alvo nas redes de esquerda REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO

 

No campo bolsonarista, a ênfase recaiu sobre as declarações de Trump em defesa de Jair Bolsonaro. Ao ser questionado sobre o ex-presidente, o republicano disse: “Eu sempre gostei dele. Eu me sinto muito mal pelo que aconteceu com ele. Eu sempre o considerei um negociador duro, mas ele está passando por muita coisa”.

A fala foi interpretada como gesto de apoio político. “Tirando a parte que o Trump está apaixonado pelo Lula, o resto é claro: Trump precisa do Lula, mas não esqueceu Bolsonaro. Aguardem. Logo começa o desencanto e a realidade concreta vai tomar o lugar da ficção entusiasmada dos esquerdistas”, publicou um apoiador.

A resposta ríspida de Trump a uma jornalista — “Não é da sua conta”, quando perguntado se o caso de Bolsonaro estaria na pauta — também foi destacada em perfis alinhados à direita como prova de que o tema seguirá orbitando a política internacional.

Apesar, da brincadeira nas redes, o ex-presidente Jair Bolsonaro não foi mencionado pelo presidente Donald Trump durante o encontro com o presidente Lula. A informação é do secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Márcio Elias Rosa, que participou da reunião com Trump ao lado de Lula.

  • Eduardo Bolsonaro é alvo nas redes de esquerda
    Eduardo Bolsonaro é alvo nas redes de esquerda Foto: REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO
  •  Lula conversa com Trump, durante reunião bilateral à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, em 26 de outubro de 2025
    Lula conversa com Trump, durante reunião bilateral à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, em 26 de outubro de 2025 Foto: Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
  • Google Discover Icon
E
postado em 26/10/2025 11:34
x