O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7/10), a proposta responsável por transferir simbolicamente a capital do Brasil para a capital paraense, Belém. A mudança ficará em vigor durante dez dias, período em que ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A conferência está marcada para começar no próximo dia 11 de novembro, e durar até o dia 21 do mesmo mês. Ao longo deste recorte de tempo, atos e despachos assinados pelo presidente Lula (PT) e demais ministros usarão a cidade de Belém como referência, ao invés de Brasília, no Distrito Federal.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Depois da aprovação do Senado, o texto segue para a aprovação do Presidente da República. O projeto partiu da deputada Duda Salabert (PDT-MG), e já havia passado pela Câmara dos Deputados. O gesto tem caráter simbólico.
Com a aprovação, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar em Belém durante a COP30 para conduzir quaisquer tipos de atividades e compromissos institucionais e governamentais.
Saiba Mais
-
Política Governo recua e MP que muda tributos deve ser votada ainda hoje
-
Política Alcolumbre indica Renan Calheiros como relator do projeto do IR no Senado
-
Política "Vamos aguardar um pouquinho", diz Alckmin sobre avanço na negociação Brasil-EUA
-
Política Lula viaja à Bahia nesta semana e inaugura fábrica da BYD
-
Política Trump diz a Lula que EUA "estão sentindo falta" do café brasileiro: o efeito do tarifaço no bolso americano
-
Política Mauro Vieira elogia atuação da comissão Brasil-EUA presidida por Nelsinho Trad
