O deputado Duarte Jr. (PSD-MA), vice-presidente da CPMI do INSS, criticou o depoimento do piloto Henrique Galvão, ligado ao empresário conhecido como “Careca do INSS”. Segundo o parlamentar, o fato de o piloto ter comparecido à comissão sem advogado é um indicativo de que ele foi “abandonado pela organização criminosa” investigada pela CPI. “Não adianta vir aqui se passar por coitadinho”, afirmou Duarte durante a sessão.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Enquanto outros parlamentares consideraram o depoimento de Galvão de pouca relevância, por ele ser apenas o piloto das aeronaves usadas pelo grupo, Duarte discordou. O deputado afirmou que o profissional tem responsabilidade direta sobre o transporte de pessoas e cargas, e que não poderia alegar desconhecimento do conteúdo transportado. “Você é responsável objetivamente pelas pessoas que transportou e pelos bens que transportou”, declarou em tom incisivo.
O piloto afirmou à CPMI que não sabia o que carregava nas viagens e admitiu que poderia ter tido mais cautela. “Talvez a análise de mercadoria”, respondeu, quando questionado sobre o que faria de diferente. Durante o oitiva, o presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), interveio para pedir que Duarte Jr. tomasse cuidado com as colocações, a fim de evitar interpretações de pré-julgamento.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) chegou a pediu desculpas a Henrique Galvão por ter o associado publicamente ao esquema em uma entrevista anterior. “Peço desculpas ao depoente”, afirmou a parlamentar. Apesar do gesto, Duarte manteve o tom duro e disse que o piloto envergonhava a aviação brasileira ao tentar se eximir de responsabilidade.
Na parte final da inquirição, Duarte Jr. questionou o piloto sobre transações financeiras envolvendo a compra e venda de aeronaves utilizadas pelo grupo investigado. Ele apontou indícios de lavagem de dinheiro e ressaltou que, ainda que Galvão não fosse o “autor intelectual” do esquema, sua participação operacional foi essencial para a execução das fraudes. “Você foi usado e abandonado, e hoje está sendo jogado aqui para responder sozinho pelo que fizeram”, concluiu o deputado.
Acompanhe:
Saiba Mais
-
Flipar Priscila Fantin engordou 20 quilos e achou que era depressão; mas o que aconteceu?
-
Diversão e Arte Hayley Williams anuncia que pode encerrar carreira solo
-
Política CPMI do INSS: Zé Trovão e Carlos Viana divergem sobre papel de piloto em investigação
-
Esportes João Fonseca supera dor, cansaço e estreia com vitória no Masters de Paris
-
Flipar Hulk Hogan excluiu filha do testamento de R$ 27 milhões
-
Flipar Parque na China impressiona e encanta visitantes com paisagem multicor
